Post retirado do Blog de Emilio Mansur, com autorização do autor:
Esta semana fui abordado por duas empresas e um profissional com a mesma dúvida: como saber se alguém é realmente certificado?
O próprio mercado gerou um boom muito grande em cima das certificações de TI a muito tempo atrás e com isso surgiram as empresas de certificação. Existem as sérias, que mantém contato com editoras e com as fabricantes responsáveis pela certificação em questão e existem as duvidosas, que vendem cópias falsas de certificados, de carteirinhas e pins, além de vender braindumps.
Lembrando, braindumps são coletâneas de questões de provas coletadas por pessoas que não respeitam o NDA (Acordo de Não-Divulgação), fazendo com que as provas se tornam alvos de decoreba e muita das vezes apresentam informações incorretas.
As empresas que passam as provas têm lutado contra isso fazendo com que as provas fiquem cada vez mais práticas e menos teóricas, ou seja, puxando mais pela experiência e conhecimento real do candidato.
Piorando a situação, existem empresas de cursos oficiais, onde os instrutores deveriam ser profissionais certificados e autorizados a ministrar cursos oficiais, que estão pegando pessoas não-certificadas, com conhecimento duvidoso, na frente dos alunos, gerando insatisfação da turma, e no futuro, do mercado.
Estas empresas de cursos ainda se defendem dizendo que os instrutores oficiais não estão disponíveis, ou não aceitam o valor da hora-aula para o curso. Nem vou comentar esta questão que rende mais uns três textos…
No caso da Microsoft, o profissional certificado tem uma opção de gerar seu “Transcript Sharing Code”, que nada mais é do que uma “usuário e senha” públicos, que são usados em um site oficial Microsoft onde se pode consultar todos os exames realizados com sucesso pelo profissional. Esta é a melhor forma de verificar a autenticidade da certificação de um profissional. As outras formas seriam pelo cartão de identificação e certificados, mas a falsificação existe.
Meu Transcript Sharing Code pode ser acessado com o Transcript ID 656371 e Access Code Tran5cripT.
Para acessá-lo, visite o site http://www.microsoft.com/learning/mcp/transcripts.
Caso você seja um profissional certificado Microsoft e ainda não tenha seu Transcript Sharing Code, visite o site restrito para profissionais certificados – http://www.microsoft.com/mcp – identifique-se com seu Passport, clique na opção “View My… – Transcript Sharing Code”, crie uma senha (Access Code) e pronto.
Caso tenha problemas, pode ligar para o 0800-891-8228 ou envie um e-mail para MCPHelp@microsoft.com
Certifique-se da Certificação!
Postado por Profissional Certificado | 08:54 | braindump, Dicas, Mercado | 0 comentários »
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários
Postar um comentário